[ LIVROS ] Boa Noite - Pam Golçalves



“Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem”. 

Alina é uma menina tímida, vive escondida atrás dos estudos, uma nerd assumida. Chega o dia de abandonar a cidade, seus passado e recomeçar em uma outra cidade, Alina vai para a faculdade, feliz da vida em recomeçar. Ela só não sabia que esse recomeço lhe pregaria uma peça e não seria nada fácil. Quem diria que o seu nome iria parar em uma lista, onde os caras da faculdade citavam as meninas com adjetivos bem escrotos e nada aceitáveis. Abusos, drogas, falta de sororidade, machismo, injustiça... tudo isso e mais um pouco nessa jornada de Alina em encontrar o seu lugar. Um tema bem atual do universo feminino, que vale a pena ser discutido.


"É o que a cultura do estupro faz com a sociedade, nos cala e nos tolhe os direitos."


Não li nenhuma resenha sobre esse livro para não me deixar influenciar, já que já tinha visto alguns comentários meio negativos sobre a obra. Li somente a sinopse por alto e me joguei nas páginas desse livro e foi uma surpresa muito bacana ver os assuntos abordados pela autora nesse livro. Confesso que achei a abordagem dos temas meio rasa, mas já fiquei feliz com um livro abordando um assunto denso e de extrema importância hoje em dia, onde as mulheres sofrem abusos, assédios, agressões, e se sentem totalmente abandonadas pela justiça, pela sociedade, pela família. Por TODOS! Onde a sororidade muitas vezes não tem vez, e o abandono se torna completo. Eu li esse livro de coração aberto, me coloquei no lugar da personagem e me vi nela e em outras meninas em vários momentos. Qual mulher nunca foi assediada ou agredida verbalmente? [ cantadas nojentas são agressões verbais sim ] . Quem nunca se sentiu impotente ao ver uma mulher próxima passando por uma agressão e até mesmo por um abuso? É um livro que nos toca fundo, nos causa repulsa em alguns momentos e nos faz pensar muito.



"É triste demais, pensar em um crime que ainda nem aconteceu. Mas que pode acometer qualquer uma de nós. Nenhuma mulher está segura."


Eu gostaria que a autora tivesse ido um pouco mais a fundo nos temas abordados sabe? Essa história caberia em mais páginas, ficando assim um livro perfeito! Mas gostei muito de ter conhecido a história e a escrita da autora através desse livro, e de ter visto temas tão importantes sendo debatidos de forma tão clara na nossa literatura nacional. Espero conseguir ler a continuação e ver o que a autora criou e abordou.


"Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras, não serão os homens que o farão por nós. Juntas somos muito mais fortes."





Boa NoiteBoa Noite 

Autora: Pam Gonçalves

Páginas: 240

Lançamento: Janeiro de 2016

Skoob: Aqui

Editora: Galera Record

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.



PS: Resenha original  postada no blog : Entrando Numa Fria  onde sou colunista. Os dois textos foram produzidos e editados por mim Simeia Silva.

You Might Also Like

5 Comments

  1. Este livor foi uma das minhas grandes decepções da vida.... rs Adoro o conteúdo que a Pam faz no seu canal e esperava muito mais. Senti a mesma coisa que você sentiu: pouca profundidade e isso não me convenceu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não conhecia esse livro, fiquei impressionada com a sensibilidade que escreveu sua resenha, parece que te tocou lá no fundo, por isso agradeço pela sua indicação, vou ler com certeza. Esses temas sugeridos mexe bastante com a nossa emoção, e as vezes se colocamos no lugar de outras mulheres pois sabemos o quão dolorido é , em não termos apoio e nos fechar para tudo e para todos, parabéns, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?

    Me interessei por esse livro desde o seu lançamento, mas nunca parei para realmente ler. Adorei a sua resenha e a forma sensível que você utilizou para falar dessa obra. Com toda certeza vou procurar o livro agora para ler.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a obra, mas fiquei interessado, pois parece ter um enredo intenso e surpreendente. Anotei a dica, pois estou com minha curiosidade be, aguçada e desejo saber dessa história na íntegra.

    ResponderExcluir
  5. Thanks for sharing this very interesting book with us. With all the snow we have been having here, this looks like a great read when relaxing in the house. Have a great rest of your day.
    Dentist Center City Philadelphia

    ResponderExcluir

AQUI VOCÊ ENCONTRA