Brechó x Bazar & Moda Consciente x Moda Sustentável
“A gente não precisa de roupas novas. A gente precisa de um novo olhar. Transforme sua relação com o que veste”
Coletivo Roupa Livre
Ainda vejo muito preconceito com brechós, principalmente com os bazares. Uns falam que só encontrarão roupas velhas e fora de moda, outras vão mais além e dizem que as roupas desses lugares trazem energias negativas e pesadas. Mas esquecem que as que compramos em lojas podem sim ter energias pesadas dos trabalhadores que ficaram por horas fazendo aquela peça, escravizados, ganhando míseros centavos por longas horas de trabalho e várias peças prontas. Já pensou nisso? Já parou para pensar em quem fez essa peça que você está usando aí agora? E no impacto negativo que a produção têxtil e a indústria da Moda trás para o meio ambiente? E os descartes que fazemos de peças durante todo o ano, já pensou na tonelada de lixo que isso faz? Diminuir a quantidade de compras em lojas e começar a olhar com outros olhos para esses espaços divos que só nos contam histórias, faz toda a diferença e é essencial para reduzir os danos ao meio ambiente e frear essa indústria da Moda que já anda tão estranha e saturada a tempos, e que só ajudamos a fomentar tudo de ruim que acontece nela e por trás dela, quando compramos mais e mais sem necessidade alguma, só pelo simples prazer de comprar.
Agora vamos a primeira pergunta:
Você sabe qual a diferença entre Bazar e Brechó?
- Haaa Si, pra mim é a mesma coisa, não sei porque nos brechós é tudo mais caro!
Nanani nanão! Tem uma diferença enorme entre os dois espaços e seus produtos, e vou explicar melhor para vocês abaixo.
BAZAR
👉Bazares geralmente são lugares mais bagunçados, com peças amontoadas pra todo lado, onde encontramos peças de todo tipo: rasgadas, manchadas, sujas, as que ainda dá para usar novamente após uma boa higienização. E claro, tem também aquelas que vamos pegar, gritar e sair pulando de alegria porque foi um achadão do caramba e o melhor, por um preço maravilhoso. Em bazares, as roupas vem de doações e a renda é remetida para causas sociais[na maioria das vezes]. Eles acontecem em lugares fechados ou abertos, em garagens, casas, hospitais, igrejas ou associações de caridade. Nesses lugares a paciência é a peça chave, você terá que ter muito tempo para se jogar e passar horas garimpando até achar peças maravilhosas e que valem a pena. Geralmente as peças custam de 1 até 25 reais.
BRECHÓ
👍 Não usa mais? Repasse!
👍Tem bazares que aceitam peças no consignado, já fiz muito isso e vale a pena pra que você tenha peças novas sem gastar um centavo e sem descartar roupas ou comprar novas em lojas, sendo assim um cidadão consciente. Como funciona isso? Você pega peças em perfeito estado que não quer usar mais, leva nesses brechós para avaliação e o que eles julgarem que vale a pena colocarão para venda e o valor que conseguirem com suas peças, você poderá recebê-lo em mãos ou pegar outras peças naquele valor. As peças que eles julgarem não estar em bom estado é dado para doação. Todo mundo tem aquelas peças em bom estado paradas no guarda-roupas, tente fazer essa proposta que vale muito a pena e você não irá fomentar grandes lojas por aí!
Essas práticas acima de comprar em bazares, brechós e fazer consignado nesses dois lugares, entra no Consumo Consciente. Mas lembre-se, só será realmente Consumo Consciente se você comprar apenas o necessário e não o bazar/brechó inteiro só porque as peças estão baratas. Pense nisso!
E a diferença entre Moda Consciente e Moda Sustentável, você sabe?
Muita gente pensa que Moda Consciente e Moda Sustentável são a mesma coisa e não é, são sim complementares, mas o conceito que cada uma usa é bem diferente. Na Moda Sustentável tem toda uma preocupação de como é feita a produção, quais materiais e obras primas serão usadas e etc. Quanto a Moda Consciente é o que nós consumidores fazemos quando nos preocupamos no momento das compras: se realmente precisamos daquela roupa ou se será mais um descarte dali alguns dias. Se comprar peças em bazares e brechós seria melhor por exemplo, se aquela marca se preocupou com o meio ambiente e tudo o mais que cercou aquela peça na hora da produção.
MODA SUSTENTÁVEL
A Moda Sustentável também conhecida como Eco Fashion, é uma produção onde a preocupação é não ter ou minimizar danos ambientais. Ao contrário das lojas de Fast Fashion, a Moda Sustentável produz peças de boa qualidade e com durabilidade pra se ter assim uma vida útil prolongada. Além disso a ideia é produzir peças atemporais para que consigamos usá-las em qualquer estação, sem aquela preocupação exacerbada de estar com roupas da estação certa ou não. As peças encontradas em Fast Fashion sabemos que não são assim, várias delas com duas lavagens já se esgarça toda e são sempre separadas por estação. De um modo geral, na produção da Moda Sustentável são usados produtos que são menos poluentes e existe a reutilização de tecidos e produtos descartados anteriormente.
________________________________________________________________________
MODA CONSCIENTE
Quem pratica isso e tem essa consciência, sabe que não mudará tudo sozinho, mas que a sua ação faz sim toda diferença. E para finalizar, essas pessoas sempre mantém um guarda-roupas quase minimalista, onde se tem apenas peças que você realmente usa, e na hora da compra sempre praticam aquele pensamento "será que realmente preciso disso?". É um trabalho de CONSCIÊNCIA mesmo sabe? Pense MUITO na hora da sua compra, afinal, você não está sozinho nesse Planeta, há vários outros seres humanos dividindo a Terra com você😏.
_______________________________________________________
E aí, deu pra entender a diferença entre Bazar x Brechó e Moda Consciente x Moda Sustentável? Me conta abaixo nos comentários se vocês praticam a Moda Consciente e se fazem garimpos em Bazares e Brechós. Bora papear!💋
3 Comments
Show!!
ResponderExcluirTinha muitas dúvidas sobre esse assunto e vc esclareceu todas
��
Fico muito feliz Déia! É isso que me motiva explicar as dúvidas que a gakera me faz lá no insta ❤
ExcluirFazemos parte do mesmo time. Também usei muita roupa que era doada que minha prima não usava mais. E comprei muito em brechó. Ultimamente utilizo muito a moda consciente, não compro nada daquilo que não vou usar e se quero comprar algo, eu separo as roupas para doações e faço substituições daquilo que doei. Ano passado fiz isso, acabei doando muita roupa e então fiz algumas substituições. Tenho roupas hoje que são aquelas que uso e que fazem o meu estilo.
ResponderExcluir