[ LIVROS ] A Pequena Guerreira - Giuseppe Catozzella
Título: A Pequena Guerreira
Autora: Giuseppe Catozzella
Editora: Record
Páginas: 224
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Corações: 💓💓💓💓
“A Pequena Guerreira” é um romance baseado na vida de Samia Omar, a menina determinada a ser uma atleta de sucesso que cresceu numa Somália devastada pela guerra. Samia dormia com a foto do campeão olímpico Mo Farah ao seu lado, treinava arduamente apesar da violência e do preconceito que a rodeavam, e conseguiu, contra todas as expectativas, integrar a seleção somali de atletismo, além de participar das Olimpíadas de 2008 em Pequim. Um dia, com a família sob risco de ser irremediavelmente afetada pela guerra, sua irmã se vê forçada a fazer a perigosa viagem de barco para a Europa, como refugiada. Pouco tempo depois, Samia, temendo por sua segurança e por seus sonhos, resolve seguir os passos da irmã, e com isso coloca a própria vida nas mãos de traficantes de pessoas, demonstrando até onde alguém é capaz de ir por um sonho. A pequena guerreira é uma história inspiradora e tocante de guerra, família e esperança.
Samia vivia com sua família em uma Somália devastada pela guerra, mas ela era ainda apesar de tudo, uma garota sonhadora, e o seu sonho, era ser uma campeã nas corridas e participar das Olimpíadas em Londres. Mas para isso, ela teria que seguir os mesmos passos da sua irmã mais velha, se entregar aos traficantes de pessoas, atravessar o deserto do Saara inteirinho, passar bastante perrengue, até chegar em Trípoli, uma cidade próxima ao mar e assim fazer a travessia de barco até a Europa. Depois da tragédia que acontece com seu pai e de ser traída pelo seu melhor amigo que se juntou aos rebeldes, ela resolve juntar dinheiro e partir.
Mas não pensem que tudo foi rápido e fácil, essa peleja até Trípoli. Samia passou por muitas coisas horrendas, viu companheiros morrer, outros serem deixados para trás ao caírem da caminhonete, ouviu histórias de garotas estupradas para conseguirem chegar ao seu destino e viu pessoas morrendo "assadas vivas" dentro de um container embaixo de um sol escaldante. Da sua saída da Somália, até chegar em Trípoli, demorou um ano e pouco.
"Você é uma pequena guerreira que corre pela liberdade, e com sua força libertará todo o povo..."
Finalmente quando ela chega em Trípoli e chega o seu dia de embarcar junto com mais 299 pessoas, uma desgraça acontece e o seu caminho, a sua jornada acaba por ali. E cara, quando eu cheguei nessa parte que foi a última página e cheguei na Nota do Autor, eu fiquei em choque porque conhecia a história por alto, ainda não tinha lido nenhuma resenha até ontem quando peguei um spoiler do final e fui correndo terminar de ler o livro pra saber se a tragédia era verdade, e foi uma paulada sem dó. Pra mim o final seria diferente, feliz, mas de feliz ele não teve nada. E confesso pra vocês que se eu soubesse desse final, não teria lido o livro inteiro, afinal, torci para Samia desde o começo e a jornada e sofrimento dela não a levou ao paraíso não, foi um desespero sem fim.
"Algo devia estar errado...pois Aabe sempre nos encorajou a seguir nosso instinto de liberdade, só que isso primeiro o aleijou e depois o matou..."
Considerações Finais
"...quanto mais eu conquistava com a corrida, mais eu perdia na vida."
"Estava tão triste que não tinha medo de nada. O medo é um luo da felicidade."
A pequena guerreira é uma história inspiradora e tocante de guerra, família e esperança.
Quanto a diagramação, as folhas são amareladas, letras em tamanho bom e a capa ficou fofa em uma história que de fofa não tem nada. Mas por outro lado o caminho/estrada e as borboletas representam bem o que Samia queria o tempo todo: ir longe e voar alto. Quanto a erros na revisão, não achei nenhum, tudo lindo.
"Ninguém se interessa pelo atletismo em um país onde tudo são tiros.Os senhores da guerra não tinham motivo para nos apoiar e os integrantes do Al-Shabab nos queriam mortos..."
PS:Dizem que quem gostou de O caçador de pipas, Persepólis [ Amei] e Pequena Abelha, vai amar esse livro.
4 Comments
Olá tudo bem?
ResponderExcluirEstou familiarizada com finais trágicos, mas parece que aqueles baseados em histórias reais são muito mais dolorosos. Por mais que esse final assuste, fiquei bastante intrigada para conhecer melhor a história dessa pequena guerreira. Adorei o cuidado do autor em tentar apresentar essa história como se fosse a própria garota escrevendo, dá um tom muito mais pessoal.
Oi Simeia.
ResponderExcluirGente não sabia deste livro e através da sua resenha, tenho certeza que será uma leitura tocante. Adorei saber que possui uma história inspiradora e ainda mais sabendo que terá filme. Vou tentar adquirir o meu livro o mais rápido possível para conhecer essa história. Parabéns pela dica literária.
Bjos
Oi Simeia,
ResponderExcluireu não conhecia esse livro, mas ler sua opinião sobre ele já me deixou com o coração na mão, a gente tem consciência que nem todo livro termina de forma feliz não é mesmo, mas, a verdade é que a gente sempre espera que tudo termine bem, o que mais deve doer é que ao que entendi o livro foi escrito baseado numa história real não é? Deve ser ainda mais doloroso de ler.
Beijos!
Eita Já Li
Eu adorei Persepólis e gosto de livros que envolve tais conflitos, não conhecia ou não recordo desse livro, vi que é de 2017, parece ótimo e quero ter oportnidade de ler.
ResponderExcluir