[ LIVROS ] Um Passado Sombrio - Peter Straub
Título: Um Passado Sombrio
Autora: Peter Straub
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Corações: 💓💓💓
O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.
Lee e alguns amigos foram convidados para participar de um evento onde a magia negra seria o principal assunto ali. Lee não vai, mas seus amigos resolvem ir e nesse encontro ,incluindo a sua namorada. Nesse evento uma pessoa morre dilacerada, outra desaparece misteriosamente e todos os amigos de Lee voltam estranhos, e ninguém quis explicar-lhe nada do que havia acontecido naquele dia. Depois desse acontecimento "macabro", todos eles tirando o Lee, tiveram que lidar com as consequências daquele dia por 35 anos. Cada um carregava uma cruz diferente, cada um abalado de alguma forma.
Lee é um escritor conhecido e nesses 35 anos, ele passa por um bloqueio de escrita e para melhorar tudo, sua esposa se distancia demais dele. Um dia ele em um bar vivencia uma cena que o deixa atordoado, pensativo, o passado lhe vem a cabeça e consequentemente, a curiosidade em saber o que realmente aconteceu naquela noite sombria também. E é aí que ele resolve remexer no passado e ir atrás de explicações dos seus amigos daquela época, para assim quem sabe descobrir tudo, e como gancho pegar uma ótima história para um livro, já que o romance que estava escrevendo tinha descido ladeira abaixo.
Entre versões particulares de cada personagem, o autor vai mostrando o que aconteceu naquele dia. É a mesma história mas contada em versões diferentes por cada um dos amigos de Lee que estavam no dia do evento.
Considerações finais
Bom, confesso que quando li a sinopse e o comentário de Stephen King na contra capa, fiquei muito animada. Eu não sou de ler livros de terror mas queria começar com esse a trilhar por esse caminho e dei com os burros na água. Confesso que quando terminei de ler o livro corri para o Skoob e para o youtube para ver se outros leitores tinham a mesma opinião sobre a história ou se era somente eu que não havia gostado de bodega nenhuma. E gente, deu um alívio ver que muitos dos que deixaram suas resenhas por lá compartilhavam das mesmas opiniões.
Não achei que o livro trouxe algum terror, em momento algum fiquei com medo(e olha que sou medrosa ao extremo), e achei a leitura bem, mas bem maçante mesmo, em muitos momentos. Principalmente nos relatos de cada amigo, já que cada um teve seu capítulo enorme para contar a sua versão dos fatos. Cheguei a deixar o livro parado por uma semana e estabelecer o tanto de páginas que leria por dia, coisa que não gosto de fazer. Eu não conseguia pegar o livro e ter uma leitura fluida, rápida, foi tudo bem picadinho mesmo e por muitas vezes fiquei meio confusa em alguns momentos. Com certeza se a história tivesse sido contada de uma forma mais corrida e fluida, tudo teria ficado maravilhoso.
Mas creio que o fato de ter ido com muita sede ao pote procurando realmente algo bem amedrontador(a sinopse nos passa isso e os comentários também), tenha me brochado ao abrir o livro e perceber que não seria nada daquilo que eu esperava. É um livro que pretendo reler com certeza em um momento mais calmo da minha vida de leitora, talvez sabendo o que irei encontrar eu aproveite melhor a leitura. Mas por agora a leitura não funcionou comigo.
Maaaas, com certeza quero conhecer as outras histórias do autor, e quanto a vocês, não desistam, assim como muitas pessoas compartilharam da minha opinião, tiveram outras que adoraram a leitura, que a acharam gostosa de se fazer. O que seria do azul se todos gostassem somente do amarelo. Não é mesmo? Opiniões divergentes estão aí e existem para isso mesmo, para serem discutidas, uns gostam e outros não.
Quanto a diagramação do livro, eu curti muito a capa, mas as folhas brancas atrapalharam um tantinho a minha leitura. Achei alguns erros mas nada que me atrapalhasse durante a leitura.
No mais meus amores, leiam e só aí vocês terão uma opinião concreta sobre o livro.
8 Comments
Oi Simeia.
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não consegui encaixa-lo na meta de leitura. Gostei de saber que ele contém uma leitura fluida e rápida. Já são pontos importantes para eu gostar da leitura. Obrigada pela dica.
Bjos
Olá tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que fiquei um pouco desapontada com o livro, já que você falou que não teve uma experiência boa justamente por ele ser bem parador e maçante. Fiquei interessada pelo fato de termos acesso à vários pontos de vistas, porém não sei se me arrisco a ler. De todo modo, pelo menos não é um livro que dá muito medo, podendo servir até mesmo como introdução para quem quer embarcar no terror, mas é medrosa como nós rs
Adorei sua resenha.
Beijos
Uma pena quando criamos uma expectativa alta e damos com os burros n’agua, mas achei legal você não ter se influenciado antes pelas opiniões e não ter lido e assim ter a sua própria avaliação e como você colocou, tem pessoas que não gostam e outras que adoram, isso é bacana.
ResponderExcluirBjo
Tânia Bueno
Olá,
ResponderExcluirComo leio muitos livros de terror hoje em dia eu realmente não espero me aterrorizar com nada hahahaha. Mas ainda assim King recomendo de mais (porém alguns dele não são de terror). Sobre a história desse eu acho que me incomodaria mais a história ser arrastada, eu simplesmente não suporto isso, porém de resto acho que leria.
Não conhecia a história, mas pelo que vi deve ser muito bacana! Gosto do gênero, apesar de não ler muito do mesmo. Mas já vou anotar a dica ♥️
ResponderExcluirOi, eu não conhecia o livro e pelo que li, gostei da proposta, pena que não foi legal para você, chato quando uma leitura gera frustração. Concordo com você, cada pessoa tem que ler e ter sua própria opinião.
ResponderExcluirParticularmente, não sei se leria o livro antes, pois terror não é algo que me chame muita atenção. Depois de suas considerações, passo a dica, porque estou em busca de leituras leves e fluídas. Mas adorei seu jeito de se posicionar quanto à sua opinião da obra.
ResponderExcluirOlá, gostei da sua visão. Também não curto livros de terror, mas esse me parece mais um suspense certo? Fiquei intrigada.
ResponderExcluir