[ RESENHA] Belas Maldições - Terry Pratcheti & Neil Gaiman
Título: Belas Maldições
Autores: Terry Pratcheti & Neil Gaiman
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 350
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Corações: 💓💓💓
Um descendente direto de O Guia do Mochileiro das Galáxias escrito por dois dos maiores autores britânicos de fantasia. O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno, residente na Terra, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Depois de quatro mil anos vivendo entre os humanos, eles pegaram um gosto pelo mundo, e o Armagedom lhes parece um evento bastante inconveniente. Então, para evitar o fim do mundo, precisam encontrar a chave de tudo: o jovem Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa. Em seu caminho, acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê precisamente os acontecimentos do fim do mundo, caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles precisam ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando.
"Dizem que o Diabo tem as melhores músicas. Isto é em grande parte verdade. Mas o Céu tem os melhores coreógrafos."
![Resultado de imagem para imagem fofa de barrinha divisória para blog](https://tudosobrebelezamodaefeminilidadedamulher.files.wordpress.com/2018/05/barrinha-divisc3b3ria-1894078179.png?w=1100)
Jardim do Éden, anjos e demônios, Freiras satanistas, o anticristo passeando pela Terra. Os 4 cavaleiros, ops, motoqueiros do Apocalipse, e um fim do mundo, o Armagedom que o Céu e o Inferno ansiava, mas que o próprio Anticristo Adam e o comissário Crowley enviado pelo seu pai não. É claro que não posso esquecer do anjo de luz Aziraphale, muito do estressado, que amava a sua vida de colecionador de livros raros , boa música e a boa comida dos humanos, e não queria perder isso por nada nesse mundo.
Esse livro nada mais é do que uma releitura de algumas passagens da Bíblia, com ênfase no livro de Apocalipse e no fim do mundo. E claro que os autores contaram tudo isso com um misto de crítica aos humanos e suas manias e modo de viver e várias tantas outras coisas que vamos pescando durante a leitura, pude sentir até um certo tom ácido sobre religião e a idolatria de muitos em dizer e bater o pé sobre o que é certo ou errado. Ou seja, esse livro está cheio de críticas à nós humanos sobre nossos atos em todas as entrelinhas possíveis.
"O Mal nunca dorme, e a Virtude está sempre vigilante."
O Anticristo chega na Terra no corpo de um garotinho, que é introduzido a uma família durante um nascimento em um orfanato, onde residia as enviadas de Satã, todas elas discipuladas por Crowley, que diga-se de passagem, eu entendi que era a cobra que tentou Adão e Eva no Paraíso(muito bizarro, mas amei isso) . Adam que foi o nome dado ao garoto Anticristo, chegou no seu aniversário de 11 anos e seria nessa data que ele ganharia o seu Cão do inferno e daria começo ao Armagedom e acabaria com o mundo. Mas isso aconteceria se as freiras não tivessem errado na hora da troca dos bebês, o que levou Crowley e seu "amigo" Aziraphale a procurar pelo menino depois de perceber a burrada das freiras. E essa procura causou um dano enorme ao fim do mundo e a guerra dos Céu contra o Inferno, porque o garoto não teve a influência do mal a tempo e cresceu como um menino bom, que amava o mundo que vivia, que queria salvar as baleias e os bichos e que não concordava de forma alguma com o fim do mundo, e jamais faria parte disso.
O que será que esse pensamento de Adam faria com os planos de todos? O bem venceria o mal? O Armagedom aconteceria? Onde essa confusão toda iria chegar?
Personagens
Fiquei completamente apaixonada por Crowley { não me julguem, tenho essa mania de gostar do lado mal da história, isso aconteceu em Sombras de um Anjo com o Lucian } . Aziraphale também me arrancou alguns suspiros. Resumindo, os dois salvaram toda a história pra mim, o humor ácido de Crowley ficou sensacional.
Conclusão final
Os autores acrescentam muitos personagens e suas histórias ao longo do livro e isso acaba tirando o foco principal da história que nos é apresentada na premissa principal do livro, o que deixou a minha leitura pouco fluida e muito cansativa, o que é uma pena, porque a premissa principal é foda! Não consegui gostar da forma com que um dos autores tentou inserir humor ao livro, mas gostei da forma crítica com que trataram algumas questões durante a história, como a intolerância e a idolatria religiosa por exemplo, e a natureza difícil do ser humano. O final foi impactante pra mim, não de forma positiva, eu esperava mais, muito mais! Quando começou a bagunça toda eu falei: - Prontooo, agora o bicho vai pegar! - mas ledo engano meu caro amigo, quebrei a cara e tudo acabou feito um passe de mágica. Preciso frisar que até a página 68 eu me apaixonei pela história, depois eu chorei até pela perda, sério gente😅
O livro é dividido por dias, de quarta - feira em diante, o que me lembrou a criação do mundo em 7 dias, mas no caso do livro, seria a destruição.
Edição
Gostei das cores usadas na capa, mas confesso que algo mais fantasia ficaria fenomenal! A diagramação está ótima, o formato e tamanho das letras bem confortáveis para leitura. Encontrei alguns erros ortográficos, mas nada que atrapalhasse a leitura.
Pretendo assistir a série, quem sabe gosto mais como a galera está dizendo. E vocês, leriam? Quem já leu? Me conta nos comentários.
9 Comments
Eu já tinha ouvido falar do livor mas nunca tinha lido uma resenha dele. Adorei essa coisa da destruição e acho que esse enredo tem tudo para me conquistar.
ResponderExcluirbeijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAcredita que eu não conhecia esse livro? E apesar de não ser meu estilo de livro, fiquei muito curiosa com a leitura. E sobre gostar do "mal", não se sinta só. Acontece o mesmo comigo. hahahahah Anotei a dica e espero poder ler em breve.
Beijos
Oie amore,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, esse é um dos prazeres de conhecer novos blogs, conhecer novos livros também!
Confesso que não curto esses livros que trazem passagens da Biblía, mas esse me instigou de alguma forma.
Quem sabe num outro momento eu dê uma chance pra leitura.
Arrasou na resenha!
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Ooi,
ResponderExcluirNão sabia que a série vinha desse livro, mas eu adorei saber a opinião de alguém que ainda não conhece a série. Quando eu assisti me diverti demais com os atores e também com esse plot maluco e muito bem desenvolvido. Que pena que a quantidade de personagens e as histórias paralelas acabou de desestimulando, isso não acontece na adaptação.
Beijos
Este título não me é desconhecido, mas nunca li o livro ou assisti a série. Achei a premissa interessante, por conta da releitura de algumas partes bíblicas e pelos personagens mais "agradáveis" serem justamente os vilões.rsrs Mas não sei se leria, sobretudo porque o livro meio que te decepcionou, sendo envolvente apenas no início. Fico furiosa quando algo assim acontece comigo, quando um livro possui potencial, mas o autor estraga tudo.
ResponderExcluirBjs!
Oi!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, gosto de fantasia/ficção, já li muitos livros referentes ao apocalipse e sempre fico surpresa com a adversidade de como os autores escrevem seus livros. Fiquei curiosa sobre esse uma criança que irá guiar o fim do mundo, fiquei intrigada e instigada. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu comecei a ler esse livro, mas não saí das primeiras páginas. Não gostei da escrita dos autores e nem do enredo. Uma pena que a leitura tenha se tornado cansativa para você e que o final tenha sido tão decepcionante. Uma pena quanto isso acontece!
Mas adorei ler sua resenha e conhecer sua opinião sobre a obra.
Beijos!
Oi.
ResponderExcluirEu sempre quis ler este livro, porém nunca consegui comprar. Está na minha lista de desejados, mas ate agora só ficou na vontade mesmo. Quero ler ele e outros do Neil, sempre vejo pessoas falando muito bem dos livros do autor.
Acho que a gente precisa aceitar as vezes que o livro não vai seguir o rumo que a gente quer e podemos quebrar a cara, né? Hahah acho essa edição lindissima e morro de vontade de ler justamente por conta disso. Gostei de conferir as suas impressões a respeito.
ResponderExcluir