[ LIVROS ] Toda Poesia - Augusto dos Anjos


Resultado de imagem para imagens do livro toda poesia de augusto dos anjos


NÚMERO DE PÁGINAS: 320

EDITORA: José Olympio (GER)

Avaliação: 4,0/5

Link para compra: CLIQUE AQUI






Incompreendido e não reconhecido em vida, Augusto dos Anjos (1884-1914) ganha sua mais completa antologia. Em Toda poesia de Augusto dos Anjos, prefaciada por ensaio crítico de Ferreira Gullar, encontram-se os poemas de Eu, único livro publicado em vida pelo autor, e trabalhos até então inéditos.Frequentemente apontado com um dos escritores que influenciaram o Movimento Modernista, Augusto dos Anjos ficou conhecido pelos versos ácidos e fortes, comparados a de ícones como Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire. Tais características estão presentes em toda a sua obra, como o leitor pode comprovar nesta compilação definitiva.
Além dos 58 poemas de Eu, o leitor poderá apreciar verdadeiros achados inéditos. Alguns deles, como A caridade, que encerra o livro, foram escritos poucos meses antes de o autor morrer.
Apesar de terem sido escritos há quase um século, os versos de Augusto dos Anjos mostram-se atuais. Sem dúvida, uma obra de importância ímpar.

Resultado de imagem para imagem fofa de barrinha divisória para blog




Desde bem nova sempre gostei de ler livros de poesias, contos e crônicas. Mas nada tão melancólico e pra baixo como os textos de Augusto dos Anjos. Os textos dele pareceram para mim complexos e densos, beirando a melancolia, aos sentimentos que pulsavam em sua alma enquanto ele escrevia cada linha de cada poesia. 

Os sentimentos descritos por ele em cada texto, são cheios de sentimentos bem marcantes que nos saltam aos olhos. Mágoa, rancor, pessimismo, tristeza, desânimo, a morte, estavam bem intrincados em cada poesia escrita por ele. Senti presente em alguns momentos ou vários deles, que a vivência e o cotidiano do autor estavam entrelaçados aos sentimentos descritos por ele.


Achei a escrita bem rebuscada comparando com outros livros no mesmo segmento e de escritas menos densas que já li. Mas mesmo assim gostei da experiência de ter em mãos uma edição completa de todo o trabalho do auto. Para vocês terem uma ideia, tem poesias nesse livro que foram escritas em 1907 cara, e as primeiras 58 poesias publicadas por ele também contidas nesse livro, foram conhecidas em 1912. Tipo, eu nem pensava em nascer ainda. É um exemplar que guardarei comigo, gostei bastante e com certeza em uma releitura o aproveitarei melhor.


Indico aos amantes da boa poesia, cheia de sentimentos conflituosos e intensos. 


Quanto a diagramação eu só tenho a elogiar, a capa está simples mas bonita, as folhas são amareladas, letras em tamanho bom para leitura e sem nenhum erro ortográfico. Tudo lindo e impecável.


You Might Also Like

3 Comments

  1. Oiii Si , quanto tempo ❤
    Este livro do Augusto dos Anjos me tomou o coração. O autor passou por muitas mortes recentes em sua vida, então este cenário de velório, cemitério e outros era bem comum. Além de usar termos científicos por ter estudado muito tempo as ciências humanas. Bom eu achei o texto bem cheio "dele" sabe ? Acredito que em sua maioria todos possuem um pedaço do que ele estava passando, do que ele estava sentindo. Foi um livro que eu amei. Adorei sua resenha 😘
    www.maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço nenhum trabalho do Augusto dos Anjos e confesso que a poesia não é a minha leitura de eleição mas ponderava dar uma olhada pelo fato de descreveres os seus versos como ácidos e fortes.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi muito sobre esse autor, mas eu não sou muito adepta a poesias. Apesar de algumas mexerem comigo, gosto mais quando elas estão introduzidas entre as páginas de um livro de literatura. Elas isoladas não me agradam muito. Vai entender? kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir

AQUI VOCÊ ENCONTRA