[ RESENHA ] O Enterro das Minhas Ex - Gauthier
Título: O Enterro das Minhas Ex
Autora: Gauthier
Editora: Nemo
Páginas: 160
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Corações: 💓💓💓
Alguma coisa não está indo bem na vida de Charlotte. Na escola, ela se sente diferente das outras garotas da sua idade, e mesmo com o passar dos anos a incompreensão sobre si mesma persiste. Em sua cabeça, amor e amizade se misturam. Enquanto cresce, Charlotte narra as relações que vive, desde as inocentes paixonites da infância até o início da vida adulta. E, em um momento, ela entenderá que sua confusão tem nome. A partir daí, a garota desbrava um mundo desconhecido cheio de intolerância, arrogância e rejeição, mas também repleto de liberdade.
Charlotte se acha estranha e muito, mas muito diferente das outras garotas que tem a sua idade na escola. Ela não se compreende, ela não compreende o que acontece dentro dela e essa falta de discernimento, essa incompreensão a segue até a adolescência.
Ela nunca sabe se o que sente pelas garotas que chamam a sua atenção é amizade, carinho ou amor. E junto com essas dúvidas, Charlotte começa a descobrir um mundo cheio de intolerância, e rejeição.
Quando se é criança, essa dificuldade na cabeça dela é enorme, na adolescência ela consegue entrar de cabeça em duas conquistas que acabam se tornando "relacionamentos". Mas esses relacionamentos a deixam frustrada de alguma forma, principalmente o segundo. E é a partir desse segundo relacionamento e de uma viagem logo em seguida, que na minha percepção, ela começa a pensar no que realmente quer, no que é e no que quer para o seu futuro. E a descoberta sobre a liberdade de querer ser o que quiser começa a aparecer.
Deu para perceber o amadurecimento de Charlotte durante cada página e as dificuldades da transição de criança para adolescente também. É uma leitura fofa, mas cheia de significados, onde vemos as dificuldades do ser "diferente" na nossa sociedade, e como o preconceito começa dentro de cada um desde a infância, e o quanto isso pode ser cruel.
Não tenho muito mais o que falar já que a HQ só tem 160 páginas. E claro que uma leitura que recomendo para os mais novos, apesar de ser em quadrinho, os mais novinhos com certeza não compreenderiam algumas imagens. Como diria minha mãe: Tem hora para tudo. Mas como é uma história fácil de se compreender, os maiores de 16 podem ler sem susto e quem sabe assim aprender a respeitar o próximo e as suas escolhas na vida adulta né?
Achei lindas as ilustrações, e as cores colocadas na capa e na parte de dentro, deu todo um toque delicado a história. E se não me engano, a um pouco da história da própria autora nessa HQ.
0 Comments