[ LIVROS ] George - Alex Gino
Título: George
Autora: Alex Gino
Editora: Galera Junior
Páginas: 144
Ano de Publicação: 2016
Skoob: Adicione
Corações: 💓💓💓💓
Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.
Confesso que quando comecei a ler o livro, fiquei tentando entender o que de tão maravilhoso a galera que já leu encontrou nesse livro. Mas a medida que a história foi acontecendo, eu fui me encantando por George, me solidarizando com as suas dúvidas, com a sua dor, com a mágoa que ela sentiu com a reação da mãe, e aí eu entendi a opinião dos meus colegas literários. O irmão de George é uma lindeza a parte, juro que fiquei imaginando o personagem toda hora que ele era citado. A melhor amiga de George e a amizade das duas, foi tudo lindo, maravilhoso.
O autor conseguiu me pegar e me fazer continuar lendo e torcendo por George até o final, que aliás, foi uma gracinha. Apesar de que eu queria mais, para saber o que viria depois.
Confesso que esperava uma coisa mais densa quando solicitei o livro, mas como o livro foi publicado pelo selo Galera Junior e o público alvo seria os adolescentes, talvez até crianças mais novas, achei super válida a forma leve e suave com que o autor abordou o tema LGBT/Transexual.
Esse assunto até hoje, infelizmente, é um tabu em muitas casas pelo mundo afora, e cara, isso é muito triste. O colega de classe lhe chamando de esquisita. A professora olhando feio para George depois do teste, lhe julgando, lhe dizendo que o papel seria de uma menina e que um menino não poderia fazer o papel(como se um ator não pudesse fazer papel de mulher), doeu, e foi triste saber que tudo isso existe ainda na vida real. Mas que booom que existem pessoas como a diretora da escola que enxergou tudo e aceitou George como ela era, muito antes da própria mãe dela. Que ótimo que ainda temos familiares como o irmão mais velho dela, que a aceitou desde sempre como uma pessoa normal, porque sim, opção sexual não muda nada no que a pessoa é. E claro que eu não poderia esquecer da aceitação terna, meiga, fofa, da amiga de George, a Kelly.
Enfim, esse livro é muito fofo, leve, mas que nos passa uma carga pesada de sentimentos, e siiim, ele deveria estar na estante de muitas escolas e na mesa e na cara de muitos pais por aí. Ninguém precisa aceitar a opinião e nem a opção sexual do outro, mas respeitar a escolha e a vida do outro, é essencial para um mundo, um futuro melhor. E sinceramente, eu espero que o mundo que meus filhos irão viver, seja melhor do que esse que eu estou vivendo agora.
Quanto a diagramação, eu confesso que não curti muito a capa do livro, olhei para ela e procurei entender, comecei a pensar se por acaso o título parecido com o logo do Google, com a cabeça da George escondida ali, não tinha a ver com a descoberta interior de George, com a ideia dela ter se "pesquisado" e se mostrado sem medo de ser feliz. Sei lá, posso estar errada com esse pensamento, mas né, a gente é livre pra filosofar,hahaha. Quanto a parte de dentro, as folhas são amareladas e as letras tem um tamanho ótimo para leitura. Quanto a revisão, só achei um errinho.
Leiam e se encham de amor. E viva o amor e o respeito as escolhas do próximo. E pra você aí: SEJA QUEM VOCÊ É.
0 Comments