[ RESENHA ] A Caminho do Verão - Sarah Dessen
Título: A Caminho do Verão
Autora: Sarah Dessen
Editora: Editora iD
Páginas: 416
Ano de Publicação: 2011
Skoob: Adicione
Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.
" Espero que você esteja curtindo suas últimas semanas de aulas. Tudo bem por aqui. Estamos só ajeitando as últimas coisas antes da sua futura irmãzinha chegar...
Espero sinceramente que você esteja pensando em nos visitar assim que as aulas acabarem. Vai ser muito divertido...
Beijos
Heidi(seu pai e o bebê!) "
O livro é narrado em primeira pessoa, Auden narra o livro o tempo todo, o que torna a leitura muito mais gostosa.
Auden é a protagonista da história, uma garota que foi reprimida desde muito cedo por sua mãe e pelo seu pai, que acreditavam que os estudos e o meio acadêmico deveriam ser as únicas coisas que ela deveria se importar, principalmente por ela ser filha deles, afinal, o pai era um escritor e a mãe além de uma escritora muito bem cotada, era também uma renomada professora de universidade, palestrante conhecida, e que vivia no "catálogo" de professora do ano, por assim dizer.
Por essa razão, Auden cresceu sem ter tido uma infância normal como qualquer outra criança, nem andar de bicicleta ela sabia. Ela era totalmente o contrário de seu irmão Hollis, que saiu de perto dos pais bem cedo, para se aventurar pelo mundo.
Seus pais depois de algum tempo e longas brigas, se separam, Auden continua morando com a mãe que a cada dia quer mais e mais mandar em seu futuro e se meter em sua vida, enquanto isso, seu pai se casa novamente, e tem uma outra filha nesse novo relacionamento.
O seu pai e a nova mulher, vivem convidando Auden para ela ir passear nas férias escolares, ver o mar e tomar um pouco de sol, mudar um pouco de ares, conhecer novas pessoas, mas ela sempre dava uma desculpa e não aceitava o convite.
Maaaaas, um belo dia, após receber um presente de seu irmão, um porta retratos com uma foto dele e onde tinha escrito "O melhor de todos os tempos", ela depois de muito pensar que essa poderia ser uma grande chance para que algo diferente acontecesse em sua vida, ela resolve aceitar o convite do pai e da sua nova mulher, saindo assim da solidão interminável em que vivia, depois de se isolar a vida inteira.
" Olhei para meu irmão novamente, de mochila no ombro. As viagens certamente fornecem algum tipo de oportunidade, além de uma mudança de cenário. Talvez eu não pudesse voar para a Grécia ou Índia. Mas eu podia ir a algum lugar.
Fui até o meu laptop, abri a minha conta de e-mail, depois procurei a mensagem de meu pai. Sem me deixar levar pelo pensamento, digitei uma resposta rápida, além de uma pergunta. Dentro de meia hora, ele me respondeu: - Com certeza você deve vir! Fique quanto tempo quiser. Nós adoraríamos a sua companhia!"
E foi assim que o meu verão mudou.
Auden, vai para a casa do seu pai com quatro pedras na mão, ela ficou bastante tempo ouvindo de sua mãe, que a nova mulher do seu pai é uma pessoa frívola, sem cérebro, que vive com rosa na cabeça e que só pensava em moda o tempo todo.
Mas ao chegar lá ela terá belas surpresas, amizades que ela nem imaginava encontrar, e um gato chamado Eli, que mudará para sempre o seu modo de pensar e de agir, e que lhe ensinará como é muito bom curtir as coisas simples da vida, e que dá sim para conciliar, trabalho, diversão e estudos em um só pacote.
Lá ela começa a trabalhar na loja da madrasta, depois de ver como a vida dela é corrida, como o bebê da trabalho e como...
" ... _ A verdade é que ser mãe é o emprego mais difícil do mundo. Mas ela vai ficar bem. Ela só precisa descansar um pouco. "
Nessa loja, ela faz a contabilidade de tudo, conhece as três garotas mas irritantes e frívolas que já vira ( será? ) e começa aí mais uma etapa nova de sua NOVA vida.
Bicicletas, torneios radicais, noites agitadas, outras nem tão agitadas assim ao lado de um príncipe/sapo, serão alguns dos roteiros do livro e da nova vida de Auden.
Só posso adiantar mais algumas coisas, esse livro será fofo, divertido, cheio de surpresas e por incrível que pareça nada clichê, traz muitas lições de vida e ensinamentos.
Como os filhos passam pelo divórcio dos pais, recomeço, começo da vida adulta, pressão pré- faculdade, importância de uma infância saudável e como não julgar as pessoas pelo modo de ser, são algumas das diversas lições que o livro ensina.
O livro tem um mapinha lindo, que descreve os lugares da pequena cidade litorânea, nele podemos distinguir os lugares que Auden, Ali e a galera percorrem na cidade.
Super recomendo a leitura, e espero ler os outros livros da autora, virei fan total dela.
Minhas Impressões
Acho que ainda não tinha lido nenhum chik - lit ( romance com uma pitada divertida) ainda, e adorei a experiência, lerei outros do gênero muito em breve.
A escrita da autora é muito gostosa, você se pega garrada na leitura sem querer parar um minuto. A leitura não é nada cansativa, fiquei com gostinho de quero mais no final da leitura, deu até aquela tristeza de finalzinho de livro bom *.*.
Super indico a leitura, não irão se arrepender, esse livro se tornou mais um dos meus queridinhos da estante.
Quanto a diagramação eu amei, super linda e fofa a capa, as cores super combinaram e o poá na lombada e na parte de trás do livro, ficou lindo. Os espaçamentos e a fonte usada na escrita é bem agradável. Erros de ortografia só percebi um. O es
A editora esta de parabéns, amei o trabalho, a capa ficou bem bonita e chamativa.
Enfim, indico muitooooo a leitura desse livro, é de se emocionar, sorrir e se divertir bastante.
No final do livro a autora deixou 10 músicas que a inspiraram a escrever o livro e se identificar e se aproximar de alguns dos personagens, principalmente de Auden.
Vou deixar a listinha aqui para quem tiver curiosidade, é só jogar no youtube e curtir as músicas:
* Love me like the world is ending - Ben Lee
* As cool as I am - Dar Williams
* Stolen - Dasboard Confessional
* I see monsters - Ryan Adams
* Let it rain - Tracy Chapman
* Breakable - Ingrid Michaelson
* No one - Alicia Keyes
* People who died - Jim Carroll Band
* No sunlight - Death Cab for Cutie
* Whatever it is - Ben Lee
Bom meus amores, espero que tenham gostado da resenha, e leiam o livro, porque é uma leitura que vale a pena se jogar.
0 Comments