[ LIVROS ] Fica por aqui - Augusto Alvarenga
Título: Fica por Aqui
Autora: Augusto Alvarenga
Editora: Independente
Páginas: 98
Ano de Publicação: 2018
Skoob: Adicione
Corações: 💓💓💓💓
O fim do caminho às vezes é um recomeço. É assim que a vida surpreende Murilo. Prestes a abrir mão de si mesmo, ele se sente desamparado e lidando com problemas que parecem pesados demais para continuar carregando. No topo de uma ponte, ele está no ponto emocional mais baixo que poderia alcançar, quando a rotina de Leandro resolve desviar o rumo e colocar os dois no mesmo trilho. Percebendo a importância de ser presente, Leandro resolve mostrar caminhos alternativos para qualquer destino, tentando despertar em Murilo a esperança de dias melhores, possibilidades e a certeza de uma ajuda brilhante em qualquer céu nublado.
"Eu não sei quando começou. É muito difícil saber... Ela vem devagar. Ela vai te anulando aos poucos."
.Murilo e Leonardo, dois alunos da mesma faculdade, que nunca se trombaram ou trocaram uma palavra se quer. Duas pessoas de mundos e pensamentos totalmente diferentes, que se encontram em um momento inusitado. Murilo está sofrendo a anos, com seus montros internos e sozinho, e chega o dia em que ele diz chega e quer colocar um fim em tudo aquilo. Leonardo está voltando para casa absorto em seus pensamentos, o ônibus estraga no meio do caminho e é justamente ali, que ele olhando para o céu, pensando em várias coisas ao mesmo tempo, que ele vê algo que ninguém mais parece perceber: Tem alguém no alto do arco, a muitos metros do chão, olhando para o mar. Ele reconhece o cara que está lá em cima, grita o nome dele e não recebe nenhuma reação de volta, somente o olhar distante de Murilo. O que será que virá a seguir? Leonardo vai perceber algo na atitude de Murilo, ou irá embora depois de não receber resposta alguma dele? E Murilo, o que ele irá fazer depois de sentir que foi notado e não era mais tão invisível assim?
Um livro curtinho, mas que trás uma mensagem linda e incrível para pessoas que assim como Murilo, estão passando por momentos difíceis com a depressão. E também para pessoas como nós, que muitas das vezes não sabemos como ajudar. Enfim, só leiam. A leitura é curta, a história simples, mas que nos passa muita coisa durante a leitura e nos faz pensar e muito!
"NÃO HESITE EM PEDIR AJUDA! NÃO HESITE EM AJUDAR!"
Você...
"É mais importante do que você pensa. E em algum lugar desse mundo inteiro, por mais que você não sinta agora, alguém tem carinho por você. Você é especial. Você existe. Você tem o hoje. E amanhã para tentar de novo."
12 Comments
Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas pelo o que tu disse parece ser uma leitura linda e que nos traz ótimas reflexões. Adorei a resenha e dica, já quero ler!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Olá adorei a dica de leitura, gostei de saber sobre a abordagem do livro fiquei bem interessada já deixei anotado por aqui para leitura futura!
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirLendo a sua resenha e imaginando a cena dos dois personagens e associei a música Amianto que fala justamente sofrer sentar e conversar, porque isso pode ser meio caminho andado para aliviar a explosão de sentimentos ruins no outro.
Beijos
Olá, tudo bem? Adoro histórias que mesmo curtas, conseguem passar uma mensagem tão grande. Já fiquei curiosa com a vida dos personagens e como teremos todo o desenrolar da história. Ótima resenha!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirUm leitura perfeita para um setembro amarelo, né? É bem interessante também usar a literatura como forma de sinal que as pessoas ao nosso redor podem dar.
Gostei da premissa da obra e fiquei curiosa para saber o desfecho a respeito dos personagens.
Silviane, blog Memento Mori • Participe do Top Comentarista de Outubro
Eu ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa com a leitura, gosto de obras que abordem um tema tão difícil como o suicídio e esse livro parece fazer isso de forma intensa e ao mesmo tempo com um toque mais leve.
ResponderExcluirAdorei essa frase final, e a ideia do livro como um todo. Quero ter a oportunidade de lê-lo. Imagino que despertar a empatia no ser humano seja nossa principal missão nos dias de hoje!!!
ResponderExcluirLindinha sua resenha. Um beijo.
Carol, do Coisas de Mineira
Oi, tudo bem? Já li alguns livros do Augusto, acabei não gostando, por ser tão clichê e meio exagerado, mas comprei este e espero lê-lo em breve! O que mais me chamou atenção foi o teor da saúde mental. Acho que é sempre ótimo trabalhar este tema na literatura.
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Nao conhecia a obra mas só de saber que trata de um tema tao delicado de uma forma tao bonita eu já quero pra ontem! Livros assim são mais do que necessarios nos dias de hoje.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas saber que ele é curtinho e ainda assim consegue cativar, me chamou muita atenção. Adoro livros que trazem mensagens lindas e nos faz refletir.
Estou seguindo seu blog para acompanhar mais dicas <3
Beijos,
Blog PS Amo Leitura
não conhecia a obra, mas acho bacana falarem de suicidio desde que falem da forma certa, acho que o tema se tornou uma mistura de tabu com hyppe, muito se falam, pouco do que se fala é com cuidado e responsabilidade, acho que leria justamente pra ver como foi abordado.
ResponderExcluirAi, gente, parece ser um livro muito bom e com uma grande lição. fiquei ainda mais interessada por ver que ele é curtinho. já vou procurar ele na Amazon
ResponderExcluir